10 anos de "Io Canto" e "Yo Canto"

19-01-2017 22:32

 

Resultado de imagem para laura pausini io canto
Resultado de imagem para laura pausini yo canto
Imagem relacionada
 
 

Em 2016, para além dos álbuns "Le Cose Che Vivi" e "Las Cosas que Vives" terem completado a bonita marca de 20 anos de existência, também os álbuns "Io Canto" e "Yo Canto" tiveram direito a menção honrosa: atingiram os 10 anos de existência e ambos no mês de Novembro!

"Io Canto" foi lançado em 47 países no dia 10 de Novembro de 2006, com selo da Atlantic Records. O 8º álbum da carreira de Laura Pausini, 1º de versões, foi o sucessor de "Resta in Ascolto". Foi gravado em 7 estúdios diferentes, 5 deles em Itália (Logic Studios, em Milão; Studio Larione 10, em Florença; Studio Impatto e Estudios Fonoprint, ambos em Bolonha e ORS Oliveta Recording Studios, Cartel Bolognese, em Ravena) e 2 nos E.U.A. (Hanson Recording Studios e Stage Studios, ambos em Los Angeles) e produzido por 5 pessoas: a nossa cantora, Gabriele Parisi, Celso Valli, Dado Parisini e Daniel Vuletic. Deste trabalho, foram extraídos 3 singles: a faixa-título, "Spaccacuore" e "No me lo so Spiegare" (Dueto com Tiziano Ferro).

Algumas curiosidades sobre este álbum: de uma lista de 152 canções selecionadas, foram escolhidas 16, de artistas italianos consagrados. Segundo Laura Pausini, os temas apresentados representam a banda sonora da sua vida. Com “Io Canto”, foi intenção da nossa cantora dar a conhecer uma parte da história da música italiana a um público mais jovem e internacional, sendo que o álbum em si percorre 3 décadas da mesma.

Com uma duração total de 68 minutos e 07 segundos, este registo conta ainda com 3 duetos: o já mencionado com Tiziano Ferro (“No me lo so Spiegare”), Juanes (“Mi Libre Cancion”) e Johnny Hallyday (“Comme il sole All’Improviso”).

Mais um belíssimo trabalho da nossa princesa, cujos destaques vão para o tema-título, “Due”, “Destinazione Paradiso”, “Stella Gemella”, “Cinque Giorni”, “Spaccacuore”, “Non me lo so Spiegare”, “Nei Giardini che Nessuno Sa” e “Strada Facendo”, sem dúvida grandes músicas, as quais fazem parte de um registo inovador, já que mostra uma sonoridade bastante criativa, apesar de ser um álbum de versões, pois as músicas são muito diferentes umas das outras, sendo que Laura tem a voz muito bem colocada e em boa forma. E destaque também para o facto de a nossa diva mostrar mais uma vez a sua versatilidade para cantar com outros artistas, demonstrando uma apetência especial pelos duetos, aliás, como se tem verificado desde que começou a colaborar com músicos nacionais e internacionais.

Na versão francesa do CD, há uma faixa-extra: uma versão franco italiana do tema-título (“Je Chante (Io Canto))”, que encerra o álbum, sendo que o mesmo foi lançado em single neste país. Na plataforma digital, o álbum tem 4 temas-extra: “È, non È”, “Il Mio Canto Libero”, “Come il sole All’Improviso” e “Non me lo so Spiegare”, as 3 últimas em versão solo.

A nível comercial, “Io Canto” foi bem-sucedido: alcançou o 1º lugar em Itália e na Suíça; o 8º na Bélgica, 15º em França e o 33º na Finlândia.

Conquistou 1 Disco Diamante em Itália, 1 de Platina na Suíça e 1 de Ouro em França.

Quanto à versão espanhola, “Yo Canto”, 6º álbum na língua de Cervantes, foi lançado em Espanha e na América Latina no dia 14 de Novembro de 2006, ou seja, 4 dias depois da versão italiana.

À semelhança da versão italiana, foram igualmente extraídos 3 singles deste registo, os mesmos, com a diferença de serem interpretados numa língua diferente: “Yo Canto”, “Dispárame, Dispara” e “No me lo puedo Explicar” (com Tiziano Ferro).

Ao contrário da versão italiana, que conta com 3 duetos, aqui são 2: o já mencionado com Tiziano Ferro e “Mi Libre Cancion” (com Juanes), repetida da outra versão.

Na plataforma digital ITunes, o álbum, para além dos 16 temas do CD, tem 3 faixas-extra: “Es, no Es”, “Mi Libre Cancion” e “No me lo puedo Explicar”, sendo as 2 últimas em versão solo.

O álbum alcançou o 15º lugar em Espanha, onde conquistou 1 Disco de Ouro, sendo que brilhou igualmente nas tabelas da americana Billboard: 9º lugar nos Álbuns Pop Latinos; 22º nos Álbuns Latinos e 12º nos Álbuns Heatseeker. Conquistou ainda 1 Disco de Ouro no México.

No ano seguinte, 2007, os Grammy’s Latinos consagraram Laura Pausini: “Yo Canto” bateu toda a concorrência, ao vencer na categoria de Melhor Álbum Vocal Pop Feminino!

Na língua espanhola, este é talvez o melhor álbum da nossa cantora!

Posteriormente, foi editada uma edição limitada em formato duplo do CD, com as 2 versões, italiana e espanhola, “Io Canto”/”Yo Canto”.

Parabéns aos 2 álbuns por esta data redonda!