10 anos de "San Siro 2007"

03-12-2017 23:34

 

Imagem relacionada

 

No passado dia 30 de Novembro, o álbum ao vivo "San Siro 2007" completou 10 anos de existência. Foi o 3º registo ao vivo da nossa cantora, sucedendo a "Live 2001-2002 World Tour" e "Live in Paris '05", sendo que dos 3 registos mencionados, todos tiveram edição em CD e DVD, à excepção de "Live 2001-2002 World Tour", apenas disponível no formato DVD.

Este concerto é talvez o mais emblemático da carreira de Laura Pausini até agora, não só nas condições em que foi gravado (começou com chuva miudinha, caindo depois de forma intensa), como também por ser o favorito da maioria dos seguidores. A nossa diva tem uma entrega, uma paixão, uma dedicação tal, que chega a encantar, aliás essa é já uma das suas facetas (bem reconhecidas): a forma profissional e apaixonada como encara os seus concertos, aqui elevado ao expoente máximo!

Como promoção do registo, foram lançados 2 singles com quase um mês de antecedência: "Destinazione Paradiso" e "Y mi Banda toca el Rock", ambos lançados a 02 de Novembro de 2007.

Produzido por Laura Pausini e Gabriele Parisi e tendo como base o álbum de versões "Io Canto", o qual tinha sido lançado no ano anterior, foi gravado no Estádio Giuseppe Meazza ou San Siro, em Milão, Itália, no dia 02 de Junho de 2007 e lançado no mercado dia 30 de Novembro do mesmo ano, em 2 formatos: DVD e DVD+CD, com selo da Atlantic Records, pertencente à Warner Music. No entanto, o CD não tem o concerto na sua totalidade, mas faixas selecionadas, tendo 7 temas completos e 2 incompletos ficado de fora. Em virtude de um CD ter 80 minutos disponíveis, para a versão aúdio ficar completa, teria que ser lançado um CD duplo.

Este concerto teve uma audiência estrondosa: 70 mil pessoas e foi palco até aos dias de hoje de um acontecimento ímpar: a nossa princesa foi a primeira e única mulher a actuar naquele recinto. E com fãs de vários cantos do globo: para além de italianos, estiveram igualmente presentes brasileiros, mexicanos e japoneses! Para além disso, teve a particularidade de Laura ter cantado em 5 idiomas diferentes: italiano, espanhol, inglês, português e francês, sendo que o italiano foi a língua presente em 95% dos temas, naturalmente. Outra surpresa foi a presença de Tiziano Ferro, convidado especial no tema "No me lo so Spiegare", dueto do álbum que aqui ainda conhece uma magia mais intensa do que a conseguida em estúdio.

No espaço de 2 meses e só em Itália, o álbum já tinha vendido 120.000 cópias!

Relativamente à versão CD+DVD, esta chegou ao 5º lugar em Itália; 26º na Suiça; 30º na Croácia; 50º no México; 57º na Bélgica, região da Valónia e na tabela dos álbuns europeus e 135º em França. Na versão DVD, conseguiu um 3º lugar em Itália, sendo 10º em Espanha.

No final do ano de 2008, ainda se mantinha nas tabelas de vendas italianas: 38º no formato CD+DVD e 12º em DVD.