20 anos de "La Mia Risposta" e "Mi Respuesta"

10-11-2018 23:27

 

 

No passado dia 15 de Outubro, completaram-se 20 anos do lançamento do 4º álbum em italiano, "La Mia Risposta" e do 3º álbum em espanhol, "Mi Respuesta".

Lançado com selo da editora CGD East West (Warner) em 1998, foi gravado entre 97-98 em 4 estúdios diferentes de 2 países: Itália e E.U.A., nomeadamente no Morning Studio (Milão), Conway e Pacific Studio, ambos em Hollywood e Power House of Sound Studios, em Nova Iorque, estando a produção a cargo de Alfredo Cerruti, Dado Parisini e da própria Laura Pausini.

Foram lançados 3 singles da versão italiana: "Un'Emergencia D'Amore", "In Assenza di Te" e "La Mia Risposta" e 4 da versão espanhola: "Emergencia de Amor", "En Ausencia de Ti", "Me Siento tan Bien" e "Mi Respuesta".

Ambos apresentam 13 temas: "La Mia Risposta" 12 em italiano e 1 em inglês; "Mi Respuesta" 12 em espanhol e 1 em inglês. A faixa em inglês é "Looking for an Angel", escrita e composta por Phil Collins. Quanto às restantes faixas, 7 são compostas pelo duo Laura Pausini e Cheope, 2 por Laura Pausini, outros tantos por Cheope e 1 pelo trio Laura Pausini, Cheope e Massimo Pacciani. Ambos os álbuns têm uma duração aproximada de 55 minutos. 

"La Mia Risposta" chegou ao 1º lugar em Itália (onde conquistou 2 Discos de Platina, por vendas superiores a 200.000 cópias); 3º na Suiça (Disco de Ouro, por vendas superiores a 25.000 cópias); 9º nos Álbuns Europeus; 26º na Bélgica, região da Valónia; 30º na Suécia; 34º na Áustria; 64º em França e 66º na Alemanha. Em Setembro de 2000, já tinha vendido aproxidamente cerca de 2 milhões de cópias globalmente.

Já "Mi Respuesta" chegou ao 8º lugar em Espanha (2 Discos de Platina, por vendas superiores a 200.000 cópias); 12º nos Álbuns Pop Latinos e 23º nos Álbuns Latinos, ambos dos Estados Unidos. Conquistou ainda 1 Disco de Ouro na Argentina, por vendas superiores a 30.000 cópias.

Apesar destes números, não foi tão bem sucedido como o seu antecessor, "Le Cose Che Vivi".

"La Mia Risposta" mostra-nos um corte radical com os álbuns anteriores, onde a nossa diva explora uma sonoridade diferente de tudo o que já tinha feito até então, criando até um símbolo pessoal que se mantém nos dias de hoje. É sem dúvida, um dos seus melhores trabalhos e mostra-nos 13 temas completamente diferentes uns dos outros, o que faz com que os mesmos se encaixem uns nos outros na perfeição, sendo que na parte final do tema de encerramento, "Looking for an Angel", se notar muito a influência de Celine Dion. Os singles foram muito bem escolhidos e são dos temas mais em destaque do álbum, embora o mesmo seja na totalidade muito bem conseguido. A sonoridade pop mantém-se, desta feita com um travo latino e torna-se muito mais abrangente, sendo acompanhado por ritmos R&B e rock suave. Se nos 2 primeiros álbuns, a nossa princesa ainda mostrava uma doce inocência e no 3º, serenidade e segurança, este 4º registo mostra-nos uma Laura Pausini mais madura.

Este álbum trouxe a nossa cantora à estrada na Digressão "La Mia Risposta Tour 99", que passou por Portugal em dose dupla: a 06 de Abril de 1999, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa e a 07/04, no Coliseu do Porto. Infelizmente, esta foi a última passagem da nossa princesa pelo nosso país, isto no que a concertos diz respeito, pois já regressou cá, mas para participar no programa televisivo de entretenimento, "Operação Triunfo", no já distante ano de 2003. "La Mia Risposta" não teve o mesmo impacto em Portugal que os 3 álbuns anteriores, passando até um pouco despercebido e a partir daí, a nossa diva caiu praticamente no esquecimento em terras lusas e de forma injusta, se bem que o tema "Surrender" do álbum "From the Inside", ainda tenha tido algum mediatismo por cá, mas é muito pouco.