20 anos de "Le Cose che Vivi" e "Las Cosas que Vives"
Este ano de 2016 fica marcado não só pelo lançamento do álbum de Natal, "Laura Xmas", mas também por 2 momentos marcantes: os álbuns "Le Cose che Vivi" e Las Cosas que Vives" completam 20 anos de existência: a edição italiana comemorou-os no passado dia 12 de Setembro, a edição espanhola irá fazê-lo no próximo dia 09 de Dezembro.
Gravado em 2 países e 4 estúdios diferentes, nomeadamente Abbey Road Sudios, em Londres, Inglaterra; Santanna Recording Studios, em Castelfranco Emilia, Morning Studio e Nautilus Studio, ambos em Milão, todos em Itália, produzido por Alfredo Cerruti e Dado Parisini, tem uma duração total de 55 minutos e 21 segundos, foi lançado com selo da CGD EastWest no dia 12 de Setembro de 1996. "Le Cose che Vivi" é o 3º álbum de estúdio da nossa cantora e foi lançado em 37 países, incluindo Portugal. Até hoje, é o seu maior sucesso comercial, tendo vendido mais de 10 milhões de exemplares, 500.000 só em Itália. "Incancellabile" foi o single de apresentação, 2 semanas antes do lançamento do álbum, nomeadamente dia 26 de Agosto de 1996. Apresenta uma novidade em relação aos registos anteriores: a estreia de Laura na composição. O tema de encerramento, "Il Mondo che Vorrei", dedicado à Unicef, é totalmente escrito pela nossa diva, sendo que 10 temas são compostos por Cheope, 7 deles a solo e 4 em co-autoria: 1 com Leonello Meneghetti ("Angeli Nel Blu"), os outros 3 com o pai de Laura, Fabrizio Pausini ("Ascolta il tuo Cuore", "Che Storia È" e "La Voce"). Giuseppe Dati escreveu a faixa "Mi Dispiace". Foi um digno sucessor de "Laura Pausini" e "Laura": neste álbum a nossa cantora encontra a serenidade, uma grande paz interior e uma grande tranquilidade. Laura continua a cantar com a alma e o coração, mas neste álbum fá-lo com uma voz mais colocada, mais preparada. É o registo onde a nossa princesa atinge a maturidade. Os 2 primeiros álbuns eram magníficos, no entanto, a nossa diva ainda não conseguia controlar as suas emoções. Neste consegue-o, transmitindo uma alegria contagiante na sua forma de cantar. Para além de "Incancellabile", uma das suas músicas que se tornariam icónicas, há a destacar o tema-título, "Le Cose che Vivi", onde Laura canta o valor da amizade; "Ascolta il Tuo Cuore"; "Seamisai"; "Il Mondo che Vorrei", com acompanhamento da Orquestra Sinfónica de Londres; "Un Giorno Senza Te"; "Due Innamorati come Noi" ou "Angeli Nel Blu". São os temas de maior destaque num álbum fantástico, que fala do amor, da amizade, da sociedade e da reaproximação à mãe. "Due Innamorati come Noi" chegou a fazer parte da banda sonora da telenovela brasileira "O Amor está no Ar", apresentada ao público em 1997.
A edição brasileira apresenta 3 temas extra em Português, todos versões de alguns dos temas mais mediáticos: "Inesquecível" ("Incancellabile"); "Tudo o que eu Vivo" ("Le Cose che Vivi") e "Apaixonados como Nós" ("Due Innamorati come Noi").
Depois de "Incancellabile", foram lançados mais 5 singles: "Le Cose che Vivi", "Ascolta il tuo Cuore", "Seamisai", "Angeli nel Blu" e "La Voce".
"Le Cose che Vivi" chegou ao 1º lugar na Suiça, ao 2º em Itália, Portugal e Suécia; ao 3º na Região da Valónia e ao 4º na Região da Flandres, ambas na Bélgica; ao 6º nos Países Baixos; ao 9º na União Europeia e ao 12º na Noruega. Conquistou 1 Disco de Ouro na Suécia, Bélgica e Países Baixos; 1 Certificado Platina na Suiça e 5 em Itália!
O sucesso do álbum fez Laura embarcar na sua primeira Digressão Mundial, intitulada "World Wide Tour 1997".
Como mencionado atrás, o 3º álbum de Laura chegou à vice-liderança no nosso país. Infelizmente, foi a última vez até ver, que a nossa princesa chegou a um patamar elevado em Portugal. Para além do 2º lugar em terras de Camões, o seu 3º álbum vendeu mais de 40.000 cópias, conquistando um Disco de Platina. A sua 1ª grande Digressão passou por cá, estreia absoluta de Laura em terras lusitanas, para um concerto na Praça de Touros do Campo Pequeno, no dia 30 de Abril de 1997.
Quanto à edição espanhola, "Las Cosas que Vives", foi lançado no dia 09 de Dezembro de 1996 em Espanha e na América Latina e é o seu 2º álbum na língua de Cervantes. O single "Inolvidable" ainda conheceu algum mediatismo por cá, graças à sua divulgação na rádio. Os outros singles foram: "Escucha a tu Corazón", "Las Cosas que Vives" e "Dos Enamorados".
O álbum chegou ao 2º lugar em Espanha; ao 9º lugar nos Álbuns Pop Latinos e ao 15º dos Álbuns Latinos, ambos da Billboard, Estados Unidos da América. Conquistou 2 Discos de Platina no Chile; 1 na Argentina e Brasil e 1 Certificado Ouro na Colômbia.